Louva a Deus (Mantis religiosa)

(Parque Natural da Serra de S. Mamede, Reguengo, Portalegre, Portugal)

Nome cientifico : Mantis religiosa
Nome comum : Louva-a-deus
Nome regional : Louva-a-deus
Familia : MANTIDAE

O louva-a-deus é um insecto da ordem Mantodea, pertencente à família Mantidae. Há cerca de 2000 espécies de louva-a-deus, a maioria das quais em ambiente tropical e subtropical. Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, o insecto lembra uma pessoa orando.

Os louva-a-deus são insectos relativamente grandes, de cabeça triangular, tórax estreito com pronoto e abdómem bem desenvolvido. São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem do louva-a-deus. Como não possuem veneno, os louva-a-deus contam com as suas pernas anteriores que são raptatórias, ou seja, modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida. A sua voracidade leva a que sejam considerados muito bem vindos pelos amantes da jardinagem e agricultura biológica, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um factor importante no controlo de pragas de jardim.

O vôo do louva-a-deus é algo impressionante. Copia muito bem um vôo de um caça de combate. Ele também tem a capacidade de desviar de ataques de morcegos em pleno vôo executando mergulhos.

Fonte: Wikipédia

1 Response to "Louva a Deus (Mantis religiosa)"

gravatar
Pato Mandarim Says:

Encontrei fotos de várias espécies de louva-a-deus e uma espécie característica do Irã me surpreendeu pelo tamanho. Até que tamanho de louva-a-deus você já encontrou?