Aranha vespeira (Argiope bruennichi )

Argiope bruennichi, ou Aranha Vespeira, é uma espécie distribuída em toda a Europa Central, Norte da Europa, Norte de África e partes da Ásia. Tal como muitos outros membros do género, mostra riscas amarelas e pretas no seu abdómen.

A aranha constrói uma espiral ao amanhecer ou entardecer no meio da vegetação, para atrair insectos. Quando uma presa é capturada na teia, rapidamente é imobilizada através do envolvimento em teia. De seguida a aranha pica-a, de forma a injectar um veneno paralisante.

O macho da espécie é muito menor do que a fêmea. Muitas vezes pode ser visto perto de uma dela, aguardando pelo momento em que ela atinja a maturidade sexual. Neste curto espaço de tempo, em que a fêmea está receptiva ao sexo, o macho pode aproximar-se sem risco de ser comido.

(Parque Natural da Serra de S. Mamede) Reguengo, Portalegre, Portugal

4 Response to "Aranha vespeira (Argiope bruennichi )"

gravatar
Anónimo Says:

deBruno é muito estranho isso mas não sei como e nem quando, existe várias teias com aranhas com exatamente as características desta espécie que vc tirou foto aí na Europa, e detalhe eu moro na zona sul de São Paulo que têm um clima e vegetação diferente deste aí! Mande um e-mail que te mando fotos!

gravatar
Anónimo Says:

eu tenho uma na minha horta , ela é venenosa? Algarve zona de Olhao.

gravatar
Anónimo Says:

tinha uma no cafe do meu tio, eu fiquei com um pouco de medo. elas picam-nos a qualquer altura? sao venenosas? :S

gravatar
Anónimo Says:

Também sou de Olhão, encontrei uma igual. Também nao sei, é venenosa?