Guarda-Rios (Alcedo Atthis)




Família: Alcedinídeos
Género: Alcedo
Espécie: Alcedo Atthis
Comprimento: 17 cm
Incubação: Fêmea e Macho

O Alcedo atthis, também conhecido como Guarda-Rios ou Pica Peixe, é um pequeno pássaro da família Alcedinidae.

Pássaro sedentário, bastante activo no seu largo território lacustre. Vive, normalmente, solitário e junta-se ao seu par na época de criação.
Reproduz-se ao longo dos rios e ribeiros lentos, com bancos e socalcos arenosos, onde o ninho é escavado, (60 cm), com o seu bico, para tornar difícil a sua pilhagem por martas ou raposas. Nidifica em casais solitários. Produz 2 a 3 ninhadas, (com 3 a 8 ovos brancos, quase esféricos - 22x18 mm).

Visto frequentemente em lagos ricos em peixe, este pássaro, de tamanho similar a um pardal, com cauda curta, cabeça grande , bico comprido, asas largas, pernas e cauda curtas, tem partes com tons azul e verde brilhante, (nas partes superiores), e laranja avermelhado, (nas partes inferiores). O bico do macho é preto acinzentado, enquanto que a fêmea tem a base da mandíbula inferior vermelha.

Empoleira-se nos ramos por cima da água, podendo permanecer imóvel por longos períodos, tornando-se difícil de detectar. Alimenta-se principalmente de peixes, capturados por mergulho, através de uma visão que lhe permite capturar as suas presas debaixo de água, com o seu bico.

Tem um voo rápido e directo, bem por cima da água, vendo-se pouco das suas cores, no entanto, o dorso e a cauda brilham. Mesmo sendo difícil de visualizar, anuncia-se com os seus assobios agudos.

No Response to "Guarda-Rios (Alcedo Atthis)"